Campus Toledo

Solicitações Acadêmicas

 → Resolução Nº 37/97-CEPE: Aprova normas básicas de controle e registro da atividade acadêmica dos cursos de graduação da Universidade.


→ Solicitação de matrícula de disciplina no inicio de cada período letivo (Resolução Nº 37/97-CEPE, Art. 39).

A solicitação é realizada pelo(a) discente via sistema SIGA, no prazo estabelecido em calendário acadêmico.

Para os alunos que ingressarão no 1º período a matrícula será realizada pela Secretaria Acadêmica do curso.

Cada aluno deverá observar a divisão de grupos do TBL  para a matrícula nas disciplinas obrigatórias (será encaminhado para o e-mail das turmas a divisão).

Clique aqui para acessar o tutorial na página UFPR Aberta e vá na opção BLOCO 1 – Alunos e Alunas, como solicitar a matrícula no SIGA.


→ Equivalência de Disciplinas (RES. N° 92/13 –  CEPE e IN N° 01/14 – PROGRAD).

A solicitação de equivalência de disciplinas deve ser protocolada uma única vez por ocasião do ingresso na UFPR e, quando for o caso, no retorno do intercâmbio. Documentos necessários: Histórico escolar completo e atualizado – original ou cópia autenticada, e Ementas das disciplinas autenticadas pela instituição de origem.

A solicitação deve ser feita pelo aluno via sistema SIGA, no prazo estabelecido em calendário acadêmico.

Clique aqui para acessar o tutorial na página UFPR Aberta. Na opção BLOCO 1 – Alunos e Alunas.


→ Exame de Adiantamento de Conhecimento (RES. N° 92/13 – CEPE e IN N° 01/14 – PROGRAD).

Atribuição de nota em disciplina da UFPR em que o aluno comprove domínio de conhecimento de conteúdo através da aprovação em exame (a solicitação deverá ser acompanhada de documentos comprobatórios ou constituir-se de uma solicitação circunstanciada que indique o domínio de conhecimento de conteúdo).

A solicitação deve ser feita pelo aluno via sistema SIGA, no prazo estabelecido em calendário acadêmico.

Clique aqui para acessar o tutorial na página UFPR Aberta. Na opção BLOCO 1 – Alunos e Alunas.


 →  Exame de Aproveitamento de Conhecimento (RES. N° 92/13 – CEPE e IN N° 01/14 – PROGRAD).

Atribuição de nota em disciplina da UFPR em que o aluno comprove domínio de conhecimento de conteúdo através da aprovação em exame (terá direito a exames de aproveitamento de conhecimento o aluno que tenha sido reprovado na disciplina, pelo menos uma vez, somente por nota, mas com frequência igual ou superior a 75%).

A solicitação deve ser feita pelo aluno via sistema SIGA, no prazo estabelecido em calendário acadêmico.

Clique aqui para acessar o tutorial na página UFPR Aberta. Na opção BLOCO 1 – Alunos e Alunas.


→ Dispensa de Pré-requisito (RES. nº 63/10 – CEPE e Regulamento para Dispensa de Pré-requisito – Curso de Medicina).

Define-se como pré-requisito a necessidade de conclusão com aprovação ou equivalência de algumas unidades curriculares para se matricular em unidades curriculares de períodos subsequentes.

A solicitação deve ser feita pelo aluno via formulário de dispensa de pré-requisito e deve ser encaminhada ao e-mail secretariaacademicatl@ufpr.br, acompanhada do histórico escolar integralizado com IRA, no prazo estabelecido em calendário acadêmico.

Clique aqui para acessar o formulário.


→ Trancamento e Destrancamento de Curso (RES. Nº 97-A/15 – CEPE e IN° 01/16 – PROGRAD).

A solicitação deve ser feita pelo aluno via sistema SIGA, nos prazos estabelecidos em calendário acadêmico.

Clique aqui para acessar o tutorial na página UFPR Aberta. Na opção BLOCO 1 – Alunos e Alunas.


→  Cancelamento de Disciplina (RES. Nº 37/97-CEPE  – art. 60).

Cancelamento de disciplina do período letivo em andamento.

A solicitação deve ser feita pelo aluno via sistema SIGA, no prazo estabelecido em calendário acadêmico.

Clique aqui para acessar o tutorial na página UFPR Aberta. Na opção BLOCO 1 – Alunos e Alunas.


→ Cancelamento de Registro Acadêmico ( RESOLUÇÃO Nº 37/97-CEPE, Art.33).

Cancelamento do registro acadêmico (matrícula) na UFPR.

É necessário o(a) discente preencher, imprimir e assinar o formulário, na sequência dever ser encaminhado o formulário em formato PDF ao e-mail secretariaacademicatl@ufpr.br, junto com uma cópia digitalizada (formato PDF) do documento de identificação com foto.

Clique aqui para acessar o formulário.


→ Emissão de documentos.

 Os documentos Histórico Escolar, Relatório de Integralização, Declaração e Comprovante de matrícula podem ser obtidos pelo aluno via

sistema SIGA. Clique aqui para acessar o tutorial na página UFPR Aberta. Na opção BLOCO 1 – Alunos e Alunas.


→ Segunda Chamada de Prova (RES. Nº 37/97-CEPE  art. 106).

É assegurado o direito à segunda chamada ao aluno que não tenha comparecido à avaliação do rendimento escolar, exceto na segunda avaliação final, nos casos e condições constantes no artigo 106 da Res. Nº 37/97 – CEPE.

A solicitação deve ser feita pelo aluno via formulário de segunda chamada e deve ser encaminhada ao e-mail secretariaacademicatl@ufpr.br, acompanhada da documentação comprobatória em PDF (em arquivos separados, porém no mesmo e-mail).

Clique aqui para acessar o formulário.

Instruções para solicitação de segunda chamada de TBL, clique aqui.


→ Vista de Prova (RES. Nº 37/97-CEPE  art. 105).

É assegurado ao aluno o direito à revisão do resultado das avaliações escritas nos termos do Art. 105 da Res. Nº 37/97 – CEPE.

A solicitação deve ser feita pelo aluno via formulário de vista de prova e deve ser encaminhada ao e-mail secretariaacademicatl@ufpr.br.

Clique aqui para acessar o formulário.


→ Entrega de Atestado Médico (RES. Nº 37/97-CEPE art. 80 e 98).

Não haverá abono de faltas, qualquer que tenha sido a razão da ausência.

Para alunos do 1º ao 8º período: o envio do atestado médico deve ser encaminhado ao e-mail secretariaacademicatl@ufpr.br em arquivo PDF. *Caso o(a) discente tenha perdido alguma avaliação, seguir as orientações referente a Segunda Chamada de Prova ou TBL.

Para alunos do 9º ao 12º período (internato): É obrigatória a frequência integral em todas as atividades programadas para o Estágio Curricular Obrigatório. A reposição de eventuais faltas será permitida nas situações previstas no Regulamento do Estágio Curricular do Curso.  A reposição de eventuais faltas bem como a apresentação de atestado médico deve ser tratada diretamente com o Coordenador de estágio. O aluno deverá encaminhar documento comprobatório ao Coordenador de estágio, no prazo de até cinco dias úteis após a primeira falta, ficando a critério deste aceitá-lo ou não.


→ Alteração de cadastro.

Para alunos que precisam alterar informações referentes ao cadastro na UFPR.

A solicitação deve ser feita pelo(a) discente. É necessário preencher, imprimir e assinar o formulário, posteriormente enviar a cópia digitalizada para a Unidade de Atendimento da PROGRAD via e-mail (atendimento@ufpr.br) junto com a cópia digitalizada do documento oficial e, se for o caso, decisão judicial.

Clique aqui para acessar o formulário.


→ Formulários diversos:

Atualizada em 19/09/2023.

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