Campus Toledo

Sobre o curso

CURSO DE MEDICINA – CAMPUS TOLEDO

A Universidade do Paraná fundada por paranaenses em Dezembro de 1912, iniciou com 5 cursos: Direito, Engenharia, Farmácia, Odontologia e Medicina. Federalizada em 1950, a Universidade Federal do Paraná continuou se expandindo principalmente em Curitiba e mais recentemente para o interior do estado. Em 2016 iniciaram as atividades de seu segundo curso de Medicina, agora no município de Toledo.

Com um currículo moderno, utilizando metodologias ativas de ensino aprendizagem, importante contato com a comunidade nas Unidades Básicas de Saúde e UPA desde os primeiros dias letivos, o curso apresenta-se em conformidade com Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Medicina no Brasil (DCN 2014).

Sobre o Município de Toledo

A bela cidade de Toledo, instalada em 1952, situa-se na Região Oeste do Paraná, há uma distância de 536,6 Km da capital Curitiba. Conta com uma população de 132 mil habitantes, economia diversificada, com forte presença agropecuária e industrial e apresenta o 9º IDH do Estado.

Possui rede de Saúde estruturada e atende plenamente as demandas do curso de medicina, com Unidades Básicas de Saúde, Estratégia de Saúde da Família, Ambulatórios de Especialidades, Rede de Urgência e Emergência, Serviço Atendimento Móvel de Urgência, Centro de Atenção Psicossocial e Assistência Hospitalar vinculada ao SUS – Hospital filantrópico e Hospital Regional (em implantação).

Sobre o curso:

O curso de Medicina é integral (manhã e tarde) com duração de 6 anos, totalizando 7760 horas.

São ofertadas 60 vagas anualmente, divididas em dois semestres (30 alunos/semestre). Os alunos são selecionados no processo seletivo da UFPR (Vestibular).

Conta com um Currículo Integrado, enfocando o aprendizado na comunidade (aprender fazendo), utiliza metodologias ativas de ensino-aprendizagem (centradas nas necessidades dos estudantes como sujeito da aprendizagem e no professor como facilitador do processo), tendo como metodologia predominante a Aprendizagem Baseada em Equipes – ABE (do inglês TBL – Team Based Learning).

A matriz curricular é integrada em módulos de ensino e estrutura-se em dois Ciclos:

  • Ciclo Educacional (do 1º ao 8º período)
  • Ciclo de Estágios (do 9º ao 12º períodos, compreendendo os estágios em Clínica Médica; Medicina Geral da Família e Comunidade; Clínica Cirúrgica; Saúde da Criança e do Adolescente; Urgências e Emergências; Áreas Optativas).

Eixos norteadores do Currículo:

  • Eixo Ético-Humanístico: composto por temas das Humanidades, que tratam de filosofia, cidadania, bioética, ética médica e legislação;
  • Eixo Integração Universidade – Comunidade: conduz o aprendizado em cenários das práticas em saúde (rede de saúde) desde o primeiro semestre do curso;
  • Eixo Pilares da Medicina: compreensão e a sustentação científica das práticas médicas;
  • Eixo Formação para o Cuidado em Saúde: integração interprofissional nas ações de promoção da saúde, prevenção de doenças, recuperação e controle de agravos à saúde.

Além da carga horária obrigatória a ser cumprida, o aluno poderá implementar seus conhecimentos em diversas atividades formativas como: Monitoria, Voluntariado Acadêmico, Projetos de Pesquisa e Extensão.

Clique aqui e conheça o Projeto Pedagógico e a Matriz Curricular do Curso de Medicina do Campus Toledo da UFPR.

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Campus Toledo
Rua General Rondon, 2195, Jardim La Salle
Telefone: (45) 3277-4950
CEP: 85902-090 - Toledo (PR) - Brasil

E-mail: ufprtoledo@ufpr.br
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Campus Toledo
Rua General Rondon, 2195, Jardim La Salle
Telefones: (45) 3277-4950
CEP: 85902-090 - Toledo (PR) - Brasil

E-mail: ufprtoledo@ufpr.br
Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná - Campus Toledo

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR