Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos

Sobre o Comitê de Ética em Pesquisa

O Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo seres humanos do Setor de Ciências da Saúde – CEP/SD, é um colegiado multidisciplinar e independente, com munus público, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criado para defender os interesses dos participantes de pesquisa na sua integridade e dignidade e para contribuir no aprimoramento ético das pesquisas submetidas a este colegiado. Todos os projetos de pesquisa envolvendo, direta ou indiretamente, seres humanos, desenvolvidos por pesquisadores do quadro de servidores da UFPR devem ser submetidos ao CEP/SD.

Orientações para submissão de protocolos ao CEP/SD

O protocolo de pesquisa compreende toda a documentação, juntamente com o projeto escrito detalhado, que deve ser submetido à apreciação do CEP. O protocolo deve ser submetido à Plataforma Brasil, e essa plataforma direciona o protocolo ao CEP/SD. O acesso à Plataforma Brasil é feito por meio de login de usuário e senha.

Obrigatoriamente, o protocolo de pesquisa deve ser submetido à Plataforma Brasil pelo(a) pesquisador(a) principal, o qual pode conceder acesso aos colaboradores da pesquisa para auxiliá-lo(a) na submissão.

Documentação dos protocolos de pesquisa

O CEP/SD possui regimento interno e modelos da documentação obrigatória exigida para a apreciação e aprovação da pesquisa.  O modelo de redação do projeto de pesquisa, relatórios parcial e final, emendas e notificações podem ser encontrados aqui.

Membros do CEP/SD

O CEP/SD é composto por representantes de diversos setores da UFPR, represerntantes de outros centros de pesuisa e representes da comunidade geral. As representantes do Campus Toledo são:

Profa. Dra. Kádima Nayara Teixeira

Profa. Dra. Heloisa Deola Confortim