Campus Toledo

O que é?

A Extensão Universitária é um processo educativo, cultural, científico e/ou tecnológico, que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e os demais setores da sociedade. (Resolução 72/11 – CEPE Art. 1)
As atividades de Extensão devem obedecer aos cinco princípios definidos pelo FORPROEX – Fórum de Pró-Reitores de Extensão de Universidades Públicas (http://www.renex.org.br/):
Impacto e Transformação
  • Principio norteador da atuação extensionista em direção ao respeito pelas características, necessidades e interesses da comunidade onde as ações se realizam, visando criar condições para consolidar atividades que contribuam para seu desenvolvimento, para o desenvolvimento regional e para o fortalecimento de políticas públicas.
Indissociabilidade Ensino, Pesquisa e Extensão
  • A “Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão reafirma a Extensão Universitária como processo acadêmico, vinculado ao processo de formação de pessoas (Ensino) e de geração de conhecimento (Pesquisa)”.
  • A indissociabilidade permite atuar a partir dos pilares da formação acadêmica, compreendendo que a intervenção (característica da Extensão) não pode prescindir de sólidos fundamentos teóricos, advindos do conhecimento gerado pela Pesquisa e integrante das atividades de Ensino. Ou seja, uma intervenção transformadora depende da Pesquisa e do Ensino integrados nas atividades formativas e ao mesmo tempo, as intervenções despertam novas perguntas que direcionam a investigação, fomentando pesquisas que contribua para a transformação social; e os conhecimentos, metodologias e resultados advindos das atividades extensionistas devem ser estruturadas como unidades de ensino, incrementando as atividades didáticas e contribuindo para a formação cidadã dos estudantes.
Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade
  • Compreendida em sentido amplo considera, principalmente, a contribuição de áreas e metodologias complementares para o alcance dos objetivos das atividades extensionistas.
  • Para promover mudanças sociais, a intervenção na realidade deve permitir a interação de conceitos e metodologias advindos de várias disciplinas e áreas do conhecimento, e também fomentar parcerias intersetoriais, interorganizacionais e interprofissionais.
Interação Dialógica
  • Significa compreender que a relação transformadora que se pretende com as atividades extensionistas deve considerar as demandas dos parceiros, das comunidades interna e externa, das diferentes áreas de conhecimento e do contexto onde as ações são desenvolvidas. Significa que todas as ações devem articular conhecimentos e expectativas da comunidade parceira e da UFPR. Portanto, o planejamento, a execução e a avaliação das ações devem ser realizados de forma compartilhada e, sobretudo, obedecendo aos preceitos éticos envolvidos nas intervenções com seres humanos ou animais.
Impacto na Formação do Estudante
  • As atividades de Extensão Universitária são decisivas para a formação do estudante, por instigarem a ampliação dos referenciais teóricos, metodológicos e interdisciplinares no contexto das comunidades onde atuam e, principalmente, por fomentar o contato direto com os grandes problemas contemporâneos.
Mais detalhes sobre os princípios extensionistas: http://www.proec.ufpr.br/links/extensao.html

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