Campus Toledo

Iniciação Científica

A iniciação científica (IC) é uma modalidade de pesquisa acadêmica, desenvolvida por alunos de graduação, em diversas áreas do conhecimento.

 

Em 1951 foi criado o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, uma entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para incentivo à pesquisa no Brasil. Desde sua criação o CNPq fomenta várias modalidades de pesquisa, incluindo a IC, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação científica (PIBIC).

 

De acordo com o CNPq os objetivos  da iniciação científica são despertar a vocação científica e incentivar novos talentos entre discentes de graduação, ampliar o acesso e a sua integração à cultura científica.

 

Na UFPR o Programa de Iniciação Científica foi criado no ano de 1991 e é gerenciado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). O Comitê Assessor de Iniciação Científica (CAIC) é órgão assessor da Coordenadoria de Iniciação Científica e Integração acadêmica da PRPPG para subsidiar e acompanhar a política e atividades de Iniciação científica na UFPR. O CAIC é formado por representantes de cada Setor da

UFPR, indicados pelos Diretores dos Setores.

 

Representantes do Campus Toledo:

Prof. Dr. Edivan Rodrigo de Paula Ramos (Membro titular)

Prof. Dr. Kleber Fernando Pereira (Membro suplente)

 

Os editais para inscrição de planos de IC e seleção de discentes (bolsistas e voluntários) são publicados anualmente pela PRPPG. Para mais informações clique aqui

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Campus Toledo
Rodovia PR 182, S/N, Km 320/321
Caixa Postal - 61
CEP: 85919-899 Toledo - PR

E-mail: ufprtoledo@ufpr.br
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Campus Toledo
Rodovia PR 182, S/N, Km 320/321
Caixa Postal - 61
CEP: 85919-899 Toledo - PR

E-mail: ufprtoledo@ufpr.br
Imagem logomarca da UFPR

©2022 - Universidade Federal do Paraná - Campus Toledo

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação - UFPR