Campus Toledo

Modalidades da Extensão

A Resolução Nº 57/19 – CEPE (https://bit.ly/2Sp0iWq ) – Dispõe sobre as atividades de Extensão na Universidade Federal do Paraná, bem como as diretrizes da extensão em todos os âmbitos.

As Atividades de Extensão podem ocorrer na forma de Programa, Projeto Vinculado, Projeto Isolado, Curso, Evento ou Prestação de Serviço Extensionista.

PROGRAMA DE EXTENSÃO é o conjunto articulado de atividades que contemplam os cinco princípios da Extensão, das quais participam servidores, servidoras (docentes e técnicos administrativos ou técnicas administrativas) e discentes de diferentes formações e áreas de conhecimento, integradas ao Ensino e Pesquisa e com parcerias comprovadas com a comunidade.

Os PROJETOS VINCULADOS devem estar articulados e devem contribuir para o alcance do objetivo geral do Programa. O Programa deve justificar a necessidade da atuação em Projetos vinculados, para o alcance do seu objetivo, indicando a articulação entre eles e o Programa. PROJETO DE EXTENSÃO é a ação processual e contínua de caráter educativo, social, artístico, científico ou tecnológico que contempla os cinco princípios extensionistas e visa resultado de mútuo interesse para a sociedade e para a comunidade acadêmica; pode estar vinculado a um Programa ou ser isolado.

CURSO DE EXTENSÃO é a ação pedagógica, de caráter teórico e/ou prático, planejada e organizada de modo sistemático, com carga horária previamente definida, que contempla o menos o princípio que estabelece a repercussão da ação na comunidade, gerando “Impacto e Transformação”, e que atende ao princípio constitucional da “Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão”.

EVENTO DE EXTENSÃO é atividade de apresentação ou exibição pública, livre ou com público específico, do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico e tecnológico desenvolvido e reconhecido pela Universidade, de acordo com o estabelecido pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras – FORPROEX.

Para submissão de proposta: Até cinco (05) dias de antecedência do início da atividade, para Evento vinculado a um projeto e/ou programa e sete (07) dias para Evento isolado.

 

PRESTAÇÃO DE SERVIÇO EXTENSIONISTA é a atividade que propõe o estudo e a solução de problemas profissionais ou sociais, o desenvolvimento de novas abordagens pedagógicas e de pesquisa, bem como transferência de conhecimentos e tecnologia à sociedade, de forma eventual ou permanente. Deve contemplar pelo menos dois princípios extensionistas e poderá ser remunerada.

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Campus Toledo
Rodovia PR 182, S/N, Km 320/321
Caixa Postal - 2028
CEP: 85919-899 Toledo - PR

E-mail: ufprtoledo@ufpr.br
Celular institucional: (41) 98518-6606

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Campus Toledo
Rodovia PR 182, S/N, Km 320/321
Caixa Postal - 2028
CEP: 85919-899 Toledo - PR

E-mail: ufprtoledo@ufpr.br
Celular institucional: (41) 98518-6606

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná - Campus Toledo

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR