Campus Toledo

CISCOPAR realiza procedimento de Amniocentese no ambulatório de medicina fetal, em parceria com UFPR

Matéria publicada no site do CISCOPAR em 27/07/2021 (acesse a matéria completa clicando aqui).

 

Na última quinta-feira (22/07/2021), o CISCOPAR, em parceria com a Universidade Federal do Paraná, campus Toledo, realizou pela primeira vez o procedimento de Amniocentese de forma ambulatorial, na vigésima região de saúde.

Este exame se trata de um procedimento invasivo que consiste na coleta de líquido amniótico (líquido que se encontra à volta do feto). Idealmente é realizado após 15/16 semanas de gestação. Para tal procedimento, utiliza-se uma agulha fina que é introduzida através da parede abdominal e do útero. É utilizado para detecção de inúmeras doenças, tais como, toxoplasmose, sífilis, citomegalovírus, cromossomopatias fetais (como por ex. Síndrome de Down), teste de paternidade, entre outros.

Considerando que este exame quando realizado de forma privada, se trata de um procedimento de alto custo, e ao ser realizado pelo CISCOPAR é totalmente gratuito para as pacientes, sem dúvida nenhuma, se trata de um ganho para os 18 municípios consorciados pelo CISCOPAR. Válido lembrar que até então casos como dessa paciente, que necessitavam deste procedimento para diagnóstico de afecções fetais, eram encaminhados via Tratamento Fora do Domicílio (TFD), muitas vezes durante a espera pela vaga, perdia-se o tempo oportuno para realização do exame.

 

O ambulatório de Medicina Fetal

O ambulatório de medicina fetal teve início nos seus atendimentos no CISCOPAR em 2020, atendendo gestantes classificadas como alto risco, que apresentam má formações fetais, advindas dos 18 municípios da vigésima regional de saúde, abrangido pelo CISCOPAR.

O ambulatório é coordenado pela médica Greici Schroeder, formada pela HUOP, especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela TEGO, Especialista em Ultrassonografia em ginecologia e obstetrícia pelo CBR- TUSGO e com formação em Medicina Fetal pela USP-Ribeirão Preto.

O CISCOPAR abriu suas portas para os ambulatórios do curso de medicina do campus de Toledo da UFPR, desde meados de 2019. Além do ambulatório de medicina fetal, que atende, no consórcio, através desta parceria entre as instituições, funciona também os ambulatórios de planejamento familiar, ginecologia, endocrinologia.

Além dos ambulatórios, o CISCOPAR proporciona a possibilidade dos acadêmicos acompanharem as demais especialidades atendidas no consórcio, tanto nos setores de Centro de Especialidades do Paraná (CEP), como, Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC).

 

Texto por: Ana Paula Ferreira Neves Johann – Diretora de Atenção e Gestão em Saúde do CISCOPAR.

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Campus Toledo
Rodovia PR 182, S/N, Km 320/321
Caixa Postal - 61
CEP: 85919-899 Toledo - PR

E-mail: ufprtoledo@ufpr.br
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Campus Toledo
Rodovia PR 182, S/N, Km 320/321
Caixa Postal - 61
CEP: 85919-899 Toledo - PR

E-mail: ufprtoledo@ufpr.br
Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Campus Toledo

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação - UFPR