Cientistas treinam inteligência artificial para ajudar no diagnóstico de AVC

Algoritmo de decisão está sendo desenvolvido com base em 6 mil imagens de tomografias computadorizadas do crânio coletadas em uma clínica de radiologia.

esquisadores do curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR) estão desenvolvendo um algoritmo capaz de identificar a probabilidade de existir um acidente vascular encefálico em tomografias de crânio. A ferramenta auxiliará o médico clínico na conclusão de um diagnóstico mais preciso de forma mais rápida.

Nos casos de derrame cerebral, a agilidade é extremamente valiosa, pois o tempo entre o surgimento dos sintomas e o tratamento da doença é um fator determinante para sequelas e para o prognóstico do paciente.

De acordo com a literatura, acidentes vasculares encefálicos são a terceira maior causa de morte no mundo. O distúrbio é provocado por uma alteração de irrigação sanguínea em uma porção do cérebro e sua evolução depende de uma série de fatores como tempo de falta de fornecimento sanguíneo, área acometida e comorbidades.

O diagnóstico é feito pela correlação entre os sinais clínicos do paciente e seu exame de tomografia computadorizada de crânio. Para interpretar o exame de imagem, o clínico deve ser capaz de delimitar a região afetada de outras regiões saudáveis.

Leia a notícia completa aqui