Campus Toledo

Em evento sobre Responsabilidade Civil do Médico e Judicialização da Saúde, o Campus Toledo recebeu o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Edson Fachin

No último sábado (29 de abril) o Campus Toledo realizou, em parceria com a Fonsattia Advogados Associados, o evento: Responsabilidade Civil do Médico e Judicialização da Saúde.

Com a presença do Ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Edson Fachin e dos advogados Bruna Nesselo e Ruy Fonsatti Júnior, o evento contou com 120 participantes, entre alunos, docentes e técnicos-administrativos do Curso de Medicina – Campus Toledo e médicos da Região.

dscn9542

Abordando o tema Responsabilidade Civil do Médico, a advogada Bruna destacou a importância da escuta atenta, cordialidade, exame físico cuidadoso, atenção e documentação como pontos fundamentais relação médico-paciente. Segundo a Prof. Naura Tonin Angonese, coordenadora eleita do Curso de Medicina – Campus Toledo, “esses são pontos muito trabalhados com os alunos, desde os primeiros dias de aula.”

O advogado Ruy abordou os aspectos de judicialização da sáude (com medicamentos e procedimentos), além da judicialização da atividade médica, com um número cada vez maior de processos envolvendo a categoria.

Encerrando o evento, o Ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Edson Fachin, com extrema sensibilidade, dividiu com a platéia sua vivência como aluno da Faculdade de Direito da UFPR e como docente da graduação e Pós-Graduação da instituição por muitas décadas. Destacou a importância da decentralização das universidades das capitais para o interior e como isso impacta de forma expressiva na educação e no desenvolvimento regional.

Falou sobre o pioneirismo e dificuldades enfrentadas pelos novos cursos, especialmente como o de medicina, e destacou os esforços de toda comunidade universitária, em especial dos servidores do Campus Toledo, em todo processo de implantação do curso no município.

alunos-com-ministro-maio-2017

Ministro Luiz Edson Fachin com alunos do Curso de Medicina – Campus Toledo